Dinamarca |
Copenhague |
Restrição de uso de veículos no centro e da velocidade máxima; criação de vias para pedestres. |
Estudos de percepção de ruído. Zoneamento de ruído ao redor de vias, indústrias. Fiscalização das emissões sonoras dos veículos; uso de pneus mais silenciosos, superfícies de estrada que reduzem o ruído, reduções de velocidade do fluxo, proibições em camiões em determinadas vias, barreiras acústicas e mudança na utilização de edifícios. |
Ações de fomento à cultura de bicicletas, restrição do uso de automóveis na cidade, todos os carros da frota municipal são elétricos ou a hidrogênio, meta de 50% dos deslocamentos habituais feitos de bicicleta, investimentos em metrô (154). Monitoramento, medição de parâmetros, zonas de baixa emissão, ônibus com redução de 90% de emissão de poluentes (175). |
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Censo ciclístico (21). Plano de Clima. Clean Air Copenhague (155). |
Holanda |
Amsterdã |
Restrição de uso de carros, redução de velocidades em diversas ruas de 50 km/h para 30 km/h, uso prioritário de ruas por carros e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Estacionamentos subterrâneos, redução de tempo procurando estacionamento nas áreas centrais e criação de espaços de Park+Ride. |
Noise Pollution Act com avaliação dos níveis de ruído de transportes, fluxos e medidas mitigadoras. Formas de reduzir o ruído do tráfego rodoviário: veículos mais silenciosos; pneus mais silenciosos; superfícies de estrada mais silenciosas; redução de velocidade; barreiras de ruído; isolamento de construções (142) |
Monitoramento em tempo real (Air quality index) (156). Mapeamento de poluição atmosférica sistema viário (157). Fomento ao uso de bicicletas, ruas para pedestres, transporte público. |
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Bycicle Plan (30). Plan Amsterdã (31). |
Utrecht |
Anel viário entorno cidade e instalações para park+ride, restrição de carros no centro; traffic calming (30km/h). Estacionamento pago no centro para visitantes e residentes. Estacionamentos próximos a zonas para pedestres. Não é permitido andar de bicicleta nas ruas entre as 8:00 e 18:00h, mas há rotas alternativas para ciclistas. Caminhões de serviço e entregas estão autorizados a viajar na zona livre de carros. |
Noise Pollution Act com avaliação dos níveis de ruído em sistema de transportes, fluxos e medidas mitigadoras. Formas de reduzir o ruído do tráfego rodoviário: veículos mais silenciosos; pneus mais silenciosos; superfícies de estrada mais silenciosas; redução de velocidade, barreiras de ruído; isolamento de edifícios (142) |
Zona livre de poluentes no centro. Limites excedidos com multa (81). Monitoramento e mapeamento (158). Monitoramento em tempo real (Air quality index) 156. |
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Action Plan 2015 – 2020. Censo Municipal (https://utrecht.dataplatform.nl/data) |
França |
Strasbourg |
Centro histórico alterado para zona de pedestres, com light rail, estacionamentos nas periferias, criação de anel viário (88) e Park+Ride (87). |
Mapas de ruído produzido. Fomento a formas alternativas de transporte. Projetos mitigação acústica. (143) |
Monitoramento em tempo real (Air quality index) (156) |
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Plano diretor pedestres (135); Plano Diretor Cicloviário e Plano Diretor Transportes Coletivos (250). Plano de urbanismo (143). |
Canadá |
Vancouver |
Arquitetura de edifícios e urbanismo com foco para a segurança de pedestres. Integração de modais. Transformações de ruas em espaços para pedestres (180). Arquitetura voltada para a densidade demográfica |
Pesquisas percepção da população sobre ruído. Autoridades de controle de ruído. Noise Control Bylaw (147); Manual de Controle de Ruído da Cidade de Vancouver: diretrizes para mitigação de ruído de vias em Plano Diretor (145). |
Estudo de emissões por modal, monitoramento de poluição atmosférica (159) – Legislação municipal, diretrizes e limites de qualidade (160). Mapa tempo real de qualidade (161) |
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Commute to work – Census Canada (50); National Household Survey (NHS); (51) My heath community survey; (86) Pedestrian Volume and opinion Survey. Pedestrian safety study (179). |
Estados Unidos |
Mineapolis |
Implementação de zonas para pedestres, skyways (caminhos sobre vias) (191); Definição de áreas potenciais para pedestres. Esquinas com extensão de meio fio, intersecções com segurança. |
Guide to Noise Control in Minnesota (6) |
Monitoramento de Benzeno. |
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U.S. Census Bureau’s American Community Survey (ACS) (23); contagens de veículos (191). City Bicycling Account (57). Pedestrian Masterplan (191) |
Portland |
Expansão de zonas para pedestres, corredores para pedestres, ações de segurança, design de edificações, esquinas (192) e skyways. Amplas calçadas, bem urbanizadas e arborizadas, investimentos em transporte público e cicloviário. Investimento intensivo em conforto e estética de ruas e calçadas. |
Traffic calming Programm. |
Monitoramento de partículas finas PM 2,5. |
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The U.S. Census; Bureau’s American Community Survey (ACS) (23); Portland Bicycle Counts (59) |
Chile |
Santiago |
Estabelecimento de Zonas Verdes, fomento do uso de transporte público e táxi, redução de emissões, ruas peatonais e semi-peatonais, fomento no uso de bicicletas e redução no uso de carros (193). |
Mapa de bairros mais ruidosos (148); Mapa de ruído da cidade (149). |
Sistema Nacional Informação qualidade do ar; monitoramento e mapeamento qualidade do ar RM Santiago; (162). Fomento ao uso de transporte público, arborização, manutenção de veículos, uso bicicleta. |
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Plano de Mobilidad, pesquisas de transportes, matriz de deslocamento (264). |
Brasil |
Curitiba |
Rotas cicloviárias. Redução de velocidade para 30km/h em algumas zonas centrais, Zona azul. |
NBR Ruído. Traffic Calming 30km/h. |
Resolução Conama, rede de monitoramento da qualidade do ar IAP (164). |
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Pesquisas pontuais realizadas pela prefeitura. |
Singapura |
Singapura |
Lei de conduta para ciclistas (131). Implementação de ruas para pedestres, zonas comerciais voltadas para circulação de pedestres, infraestruturas de transporte coletivo abrangente (194) |
Regulação de níveis de ruído (geral). Medidas de prevenção (uso do solo), fiscalização, monitoramento e educação (150). |
Monitoramento da qualidade do ar (166). Estratégias de diminuição do uso de veículos nas áreas centrais, incentivo ao uso de bicicleta, taxa de congestionamento. |
Cobrança de taxa de congestionamento no centro comercial e horário de pico (10). |
Smart Mobility 2030 (265). Singapore National Cycling Plan (266). Walking and Cycling Plan (267). |
Alemanha |
Düsseldorf |
Ruas com restrições para veículos, zonas de pedestres, iniciativas para a diminuição do nível de emissões (Environmental Zones). Transporte público eficiente. |
Plano Diretor de redução de ruído do tráfego viário. Determinação de pontos de conflitos, medidas de mitigação (paredes, janelas, vegetação, redução velocidade) (151). |
Monitoramento da qualidade do ar. Plano de qualidade do ar (165). Zoneamento, monitoramento, ciclismo, Volumes de tráfego e qualidade do ar, etc. |
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Planos de mobilidade inteligentes (268). |
Essen |
Intersecções protegidas, ruas para pedestres, investimentos em transporte público e infraestrutura cicloviária. |
Strategic Noise Plan. Determinação de áreas de traffic calming. Zoneamento acústico (62). |
Projetos de eficiência energética de mobilidade; monitoramento de parâmetros de ruído; redução do uso de veículos a diesel, regulações de emissões rígidas para veículos; Investimento em carros e bicicletas compartilhados; investimentos em veículos elétricos (169). |
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Estudos de tráfego (269) Planejamento de. Transporte público georreferenciado (270). |
Finlândia |
Helsinque |
Criação de zona extensiva e uniforme para pedestres (195), Ruas peatonais, calçadas alargadas e design para pedestres. Ruas possuem pátios cobertos de vidro. Plano de expansão de áreas para pedestre. Estacionamentos e serviços de manutenção subterrâneos. Maior rede cicloviária urbana da Europa. |
Traffic Noise Survey Medições nas ruas, planejamento para o uso de trens e tram (63). Arborização e infraestrutura cicloviária. |
10 pontos de monitoramento da qualidade do ar (8 parâmetros) (65). Dados integrados de tráfego, poluição atmosférica e dados meteorológicos. Fomento ao deslocamento de pedestres. (168). Arborização e infraestrutura cicloviária, ruas exclusivas para pedestres e outras de tráfego lento. |
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Helsinki Bicycle Account (24). Coleta de dados de tráfego (168). |
Suécia |
Umeå |
Investimentos em infraestrutura de pedestres, ciclismo e transporte público (196). Investimentos em zonas de pedestres e segurança. |
Estudo de ruído ambiental urbano. Delimitação de população afetada por nível de ruído em vias e parques. Eletrificação de rede de transporte público, barreiras acústicas, monitoramento. Densificação da área central, arquitetura urbana voltada para reduzir impactos (152). |
Plano de ação para qualidade do ar: monitoramento e gestão da mobilidade e desviando tráfego do centro da cidade (62). Parcela dos ônibus operando na cidade são de baixa emissão (201). |
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Traffic planning for bicycles in Umeå (271). Plano de acessibilidade para ruas e parques. Estudo de tráfego, velocidade de veículo e bicicletas (272). |
Eslovênia |
Liubliana |
Centro com zonas sem carros (pedestres), investimentos em transporte cicloviário e coletivo, garagens subterrâneas, veículos elétricos de passeio (197). |
Mapa de ruído, questionário de percepção de ruído. Restrição do uso de carros no centro (153). |
Estímulo ao uso de transporte público, restrição do uso de veículos, aumento de taxas de estacionamento, redução de velocidades, zonas ambientais urbanas (171). Substituição de frota de ônibus (174). |
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Plano de Mobilidade (273). Plano Cicloviário (274). Contagem de veículos (275). |