SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Violence against women among urban area residents in Feira de Santana, Bahia, BrazilCue exposure treatment and coping skills training as adjuvant therapies in the management of craving in a crack cocaine addict author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089

Abstract

VASCONCELOS, Alina Gomide et al. Traços de temperamento associados ao transtorno afetivo bipolar: uma revisão integrativa da literatura. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2011, vol.33, n.3, pp. 169-180. ISSN 2237-6089.  http://dx.doi.org/10.1590/S2237-60892011000300007.

Estudos associam características do temperamento ao mau ajustamento e desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, entendendo-os como aspectos de vulnerabilidade à psicopatologia. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão integrativa da literatura a respeito dos traços de temperamento que caracterizam o transtorno afetivo bipolar em relação à população geral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa sistemática sobre o tema nas bases de dados MEDLINE, PsycINFO e LILACS, utilizando os descritores bipolar disorder, temperament e/ou personality, no período compreendido entre janeiro de 2000 e dezembro de 2010. A consulta às bases de dados foi realizada em janeiro de 2011. A busca resultou em 199 artigos potenciais para compor a revisão. Após aplicação dos critérios de exclusão, 15 artigos foram selecionados para revisão e analisados na íntegra. Dentre os estudos selecionados, notou-se heterogeneidade no perfil das amostras e nos traços específicos de temperamento avaliados e respectivos instrumentos utilizados. Características de temperamento de pacientes bipolares são identificadas com base em diferentes modelos teóricos. De forma congruente, os resultados de cinco estudos apontaram que pacientes bipolares apresentam características relacionadas ao traço de personalidade denominado neuroticismo. Revisões futuras devem utilizar descritores mais específicos e restringir a busca a estudos com delineamento longitudinal.

Keywords : Temperamento; transtorno bipolar; revisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese