SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Temperament traits associated with bipolar affective disorder: an integrative literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089

Abstract

ARAUJO, Renata Brasil et al. Tratamento de exposição a estímulos e treinamento de habilidades como coadjuvantes no manejo do craving em um dependente de crack. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2011, vol.33, n.3, pp. 181-188. ISSN 2237-6089.  http://dx.doi.org/10.1590/S2237-60892011000300008.

OBJETIVO: Tem-se observado um aumento da prevalência de dependentes de crack em amostras clínicas, o que torna necessária a realização de pesquisas quanto a estratégias de tratamento direcionadas a essa clientela. O objetivo deste estudo foi descrever o caso de um dependente de crack internado no qual foram utilizados o tratamento de exposição a estímulos (TEE) e o treinamento de habilidades (TH) como coadjuvantes ao tratamento tradicional. DESCRIÇÃO DO CASO: O paciente é do sexo masculino, 29 anos de idade, solteiro, ensino médio completo. Era dependente de crack e de maconha e fazia uso nocivo de álcool. O paciente já estava internado havia 2 semanas e tinha passado por um protocolo de quatro sessões com entrevista motivacional e prevenção à recaída. Foram feitas seis sessões, ao longo de 2 semanas, de TEE e TH, nas quais o paciente foi exposto in vivo e pela imaginação a estímulos evocadores de fissura, como cachimbo de crack, isqueiro, pedras simuladas, lembranças de locais e amigos associados ao uso da droga. Ele também foi treinado para utilizar estratégias de manejo da fissura. Após 3 meses da alta hospitalar, foi realizado screening toxicológico para avaliar a manutenção de abstinência. O paciente avaliou o uso das técnicas como importante para a manutenção da abstinência após 3 meses da alta e para sua baixa média de fissura pelo crack. COMENTÁRIOS: Talvez o TEE e o TH para manejo da fissura possam ser úteis como coadjuvantes no tratamento de dependentes de crack. Tal uso deve ser avaliado em ensaios clínicos para demonstrar seu real benefício.

Keywords : Usuários de drogas; cocaína crack; transtornos relacionados ao uso de substâncias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese