SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Stressors in attempted suicide by poisoning: a sex comparisonThe concept of time in the perception of children and adolescents índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trends in Psychiatry and Psychotherapy

versión impresa ISSN 2237-6089

Resumen

BORTONCELLO, Cristiane Flôres; VIVAN, Analise; GOMES, Juliana Braga  y  CORDIOLI, Aristides Volpato. Tradução e adaptação para o português do Brasil do Obsessional Beliefs Questionnaire (OBQ-44). Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 31-37. ISSN 2237-6089.  http://dx.doi.org/10.1590/S2237-60892012000100007.

INTRODUÇÃO: O Obsessional Beliefs Questionnaire (OBQ-44) é um instrumento autorrespondido composto por 44 itens que avaliam as crenças de pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). O objetivo do presente estudo foi descrever o processo de tradução e adaptação da referida escala para o português do Brasil. MÉTODO: Para o processo de tradução e adaptação do OBQ-44, primeiramente foi obtida licença de uso da escala junto aos autores do instrumento original. Em seguida, a escala foi traduzida de inglês para português brasileiro de forma independente por dois profissionais de saúde com fluência em inglês. Comparando-se as duas escalas traduzidas, obteve-se uma versão preliminar, que foi aplicada a uma amostra de 20 pacientes com diagnóstico principal de TOC, visando observar sua compreensão e realizar adaptações de linguagem. A seguir, a escala foi retrotraduzida de forma independente por dois psiquiatras, também fluentes na língua inglesa. Comparadas as duas retrotraduções, gerou-se uma versão final em língua inglesa; esta versão foi avaliada e aprovada pelos autores do instrumento original. RESULTADOS: A versão em português do Brasil do OBQ-44, após sua tradução e adaptação, demonstrou ser de fácil compreensão por parte de pacientes de diferentes níveis educacionais. Portanto, a escala pode ser utilizada em pacientes das diversas classes econômicas e sociais que caracterizam o Brasil. CONCLUSÃO: O OBQ-44, por ser um instrumento autoaplicável e de fácil compreensão, pode ser útil na identificação de crenças disfuncionais em pacientes com TOC, auxiliando na compreensão do papel dessas crenças na origem e manutenção do transtorno.

Palabras llave : Transtorno obsessivo-compulsivo; escalas; tradução (processo).

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés