SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Anxiety and depression symptoms in women with and without binge eating disorder enrolled in weight loss programsApplication of the Rasch model in measuring personality disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089

Abstract

EBLING, Márcia  and  CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de burnout e fatores associados em profissionais da saúde de um hospital público. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 93-100. ISSN 2237-6089.  http://dx.doi.org/10.1590/S2237-60892012000200008.

OBJETIVO: Verificar a prevalência das dimensões da síndrome de burnout e sua relação com variáveis sociodemográficas, laborais, psicossociais, de satisfação com o trabalho, de resistência ao estresse, de autoeficácia e também com transtornos mentais comuns em profissionais de saúde de um hospital público. MÉTODO: Este estudo transversal avaliou 234 profissionais da saúde de um hospital público na Região Sul do Brasil. Os participantes responderam ao Maslach Burnout Inventory, ao Questionário de Satisfação no Trabalho, à Escala de Personalidade Resistente ao Estresse, à Escala de Autoeficácia Geral Percebida, ao Self-Reporting Questionnaire e a um questionário desenvolvido especificamente para este estudo para coletar dados sociodemográficos e laborais. Os dados foram submetidos a análise descritiva e inferencial. RESULTADOS: Foi identificada uma associação entre as três dimensões da síndrome de burnout e variáveis sociodemográficas, laborais, psicossociais, traços de personalidade resistente ao estresse e transtornos mentais comuns. CONCLUSÕES: O estudo permitiu estabelecer um perfil de risco para síndrome de burnout, a saber, trabalhadores do sexo masculino, jovens, em processo de formação (graduação), com menor remuneração, que atendem um maior número de pacientes por dia, médicos, profissionais concursados, ausência de comprometimento, controle e desafio (traços de personalidade resistente ao estresse), menor autoeficácia, insatisfação com o trabalho, presença de transtornos mentais comuns e desejo de abandonar a profissão, a instituição ou seu cargo na instituição atual.

Keywords : Estresse psicológico; profissionais da saúde; saúde ocupacional.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English