SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Adaptation of the Barriers to Access to Care Evaluation (BACE) scale to the Brazilian social and cultural contextNeuropsychological assessment before and after radiotherapy in a child with an intracranial tumor: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089

Abstract

CAMARGO, Jessica et al. Versão brasileira da Structured Interview for Disorders of Extreme Stress - Revised (SIDES-R): processo de adaptação e validação. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2013, vol.35, n.4, pp.292-298. ISSN 2237-6089.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2013-0027.

INTRODUÇÃO:

O transtorno do estresse pós-traumático (posttraumatic stress disorder, PTSD) contempla o impacto de eventos traumáticos agudos, mas a literatura indica que o mesmo não se aplica a exposição crônica ao estresse. Nesse sentido, foi proposta a categoria transtornos de estresse extremo não especificados (disorders of extreme stress not otherwise specified, DESNOS). Com o objetivo de investigar e medir as alterações comportamentais e cognitivas relacionadas ao diagnóstico de DESNOS, foi desenvolvida a Structured Interview for Disorders of Extreme Stress - Revised (SIDES-R). Considerando a falta de instrumentos construídos para avaliar DESNOS, especialmente no Brasil, o objetivo deste estudo foi traduzir, adaptar e validar os conteúdos da SIDES-R para português brasileiro (SIDES-R-BR).

MÉTODO:

A entrevista original foi submetida a tradução, retrotradução, análise de equivalência semântica e correspondência conceitual por avaliadores leigos e especializados, respectivamente. Foi realizado teste de aceitabilidade e análise de validade interavaliadores.

RESULTADOS:

A entrevista passou por adaptações semânticas e estruturais considerando a cultura brasileira. A versão final, SIDES-R-BR, demonstrou um escore médio de compreensão de 4,98 em uma escala de avaliação verbal de 5 pontos, além de um coeficiente de kappa de 0,853.

CONCLUSÃO:

O SIDES-R-BR pode ser uma ferramenta útil na investigação de DESNOS e contribui com um input valioso para a pesquisa clínica no Brasil. A disponibilidade do instrumento permite testar sintomas com confiabilidade adequada, conforme verificado por meio do coeficiente de kappa e etapas de tradução.

Keywords : Complex trauma; complex PTSD; psychological stress; early life stress; questionnaire; Trauma complexo; PTSD complexo; estresse psicológico; estresse no inicio da vida; questionário.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )