SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Dos biomarcadores ao estadiamento do transtorno bipolar: uma revisão sistemáticaAspectos fenomenológicos relacionados ao construto de ruminação cognitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

versão impressa ISSN 2237-6089

Resumo

DIAS, Rachel et al. Resiliência de cuidadores de pessoas com demência: revisão sistemática de determinantes biológicos e psicossociais. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.12-19.  Epub 30-Jan-2015. ISSN 2237-6089.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2014-0032.

Introdução:

Apesar das dificuldades enfrentadas por cuidadores de pessoas com demência, sentimentos positivos quanto aos cuidados podem estar relacionados à resiliência.

Objetivo:

Revisamos sistematicamente a literatura sobre a conceituação, abordagens metodológicas e modelos determinantes relacionados à resiliência dos cuidadores de pessoas com demência.

Métodos:

Foi realizada uma busca por artigos publicados entre 2003 e 2014 nas bases de dados ISI, PubMed/MEDLINE, SciELO e Lilacs, usando os descritores resilience [resiliência], caregivers [cuidadores] e dementia [demência].

Resultados e conclusões:

A resiliência foi definida como adaptação positiva para enfrentar adversidades, flexibilidade, bem-estar psicológico, força, vida saudável, sobrecarga, rede social e satisfação com o apoio social recebido. Não se encontrou consenso sobre o conceito de resiliência em relação à demência. As variáveis determinantes foram classificadas em modelos biológicos, psicológicos e sociais. Níveis mais altos de resiliência foram relacionados com taxas mais baixas de depressão e melhor saúde física. Os outros aspectos biológicos relacionados a níveis mais altos de resiliência foram idade avançada, etnia de origem africana e sexo feminino. Menos sobrecarga, estresse, neuroticismo e percepção de controle foram os principais aspectos psicológicos relacionados à resiliência. O apoio social foi um fator moderador da resiliência, pois uma variedade de tipos de apoio parece aliviar a sobrecarga física e mental causada pelo estresse.

Palavras-chave : Resiliência psicológica; cuidador; demência; depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )