SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue4A systematic review of cognitive rehabilitation for bipolar disorderPrevalence study of compulsive buying in a sample with low individual monthly income author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

SCHWAB, Bianca et al. Variáveis associadas à qualidade de vida em uma amostra de pacientes de um serviço ambulatorial terciário para transtornos de ansiedade e depressão. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.202-208. ISSN 2238-0019.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2015-0013.

Introdução:

Instrumentos para avaliar qualidade de vida relacionada à saúde têm sido amplamente utilizados no contexto médico, visando mensurar o impacto da doença de uma perspectiva subjetiva e relevante ao paciente. O objetivo desse estudo foi identificar variáveis associadas à qualidade de vida em uma amostra de pacientes acompanhados em um ambulatório terciário para transtornos de ansiedade e depressão.

Métodos:

Estudo transversal. As variáveis independentes incluíram dados de um questionário sociodemográfico e pontuação na Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). Variáveis dependentes: pontuação total na escala breve de qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-Bref) e cada um de seus subdomínios (geral, físico, psicológico, social e ambiental). Regressão linear múltipla foi aplicada para identificar as variáveis preditoras associadas de forma independente a cada uma das variáveis dependentes.

Resultados:

Setenta e cinco pacientes adultos foram avaliados. Após análise de regressão linear múltipla, pontuação na HADS esteve associada com todos os desfechos analisados, exceto para o subdomínio social (p = 0,08). Sexo feminino esteve negativamente associado com a pontuação total da WHOQOL-Bref e com os subdomínios psicológico e ambiental. Desemprego esteve associado com o subdomínio físico.

Conclusão:

A identificação de fatores associados à qualidade de vida relacionada à saúde e o reconhecimento de que a depressão e a ansiedade são variáveis fundamentais são essenciais para uma melhor assistência aos pacientes.

Keywords : Qualidade de vida; depressão; ansiedade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )