SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Screening for symptoms of anxiety and depression in patients admitted to a university hospital with acute coronary syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

JARROS, Rafaela Behs et al. Desempenho em tarefas de atenção, memória, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas em adolescentes com transtornos de ansiedade: um estudo comunitário caso-controle. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2017, vol.39, n.1, pp.5-11. ISSN 2238-0019.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2016-0032.

Objetivo:

Este estudo objetivou avaliar crianças e adolescentes com transtornos de ansiedade leve e moderada nas funções neuropsicológicas de atenção, memória episódica verbal, memória de trabalho, habilidades visuoconstrutivas, funções executivas e cognição global, comparando o seu desempenho ao de crianças com desenvolvimento típico.

Métodos:

Participaram do estudo 68 crianças e adolescentes com idade de 10 a 17 anos (41 com diagnósticos clínicos atuais de transtornos de ansiedade e 27 controles), selecionados de uma amostra transversal mais ampla de adolescentes da comunidade. Os adolescentes com diagnóstico foram divididos ainda em dois grupos com base na gravidade dos transtornos (leve ou moderado). Todos os participantes realizaram uma avaliação neuropsicológica individual das funções de atenção, memória episódica verbal, memória de trabalho, habilidades visuoconstrutivas, funções executivas e cognição global.

Resultados:

Nenhum dos testes neuropsicológicas demonstrou diferenças significativas, sendo a única exceção a tarefa de span de dígitos ordem inversa, na qual o grupo com ansiedade leve apresentou desempenho superior ao do grupo com ansiedade moderada e também ao dos controles (p = 0.041; η2 = 0.11).

Conclusão:

Os resultados sugerem que não só os transtornos de ansiedade podem preservar as principais funções cognitivas durante a adolescência, mas que podem até melhorar certos processos de memória de trabalho.

Keywords : Avaliação neuropsicológica; transtornos de ansiedade; funções cognitivas; adolescentes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )