SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Treinamento cognitivo para crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade como tratamento complementar aos psicoestimulantes: estudo de viabilidade e descrição de protocoloAbordagem eclética a transtornos de ansiedade em crianças de zona rural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

versão impressa ISSN 2237-6089versão On-line ISSN 2238-0019

Resumo

CASTRO, Juliana; SOARES, Maria João; PEREIRA, Ana T.  e  MACEDO, António. Associação entre perfecionismo e afeto negativo e positivo: o papel da regulação emocional cognitiva e do stresse/coping percebidos. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.77-87. ISSN 2238-0019.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2016-0042.

Objetivo

Explorar 1) se o perfeccionismo, o estresse/copingpercebidos e a regulação emocional cognitiva (REC) estão associadas e predizem o afeto negativo/positivo (AN/AP); e 2) se a REC e o estresse/copingestão associados e mediam a relação perfeccionismo-AN/AP. Existe uma distinção entre o perfeccionismo mal-adaptativo/adaptativo na associação com o AN/AP. A REC e o estresse/copingpoderão mediar as associações entre o perfeccionismo mal-adaptativo/adaptativo-AN/AP.

Métodos

344 estudantes (68.4% do sexo feminino) completaram as Escalas Multidimensionais do Perfeccionismo de Hewitt & Flett e de Frost, a Escala Multidimensional de Perfeccionismo Compósita, o Perfil dos Estados de Humor, a Escala de Estresse Percebido e o Questionário da Regulação Emocional Cognitiva.

Resultados

Os preditores do AN foram o perfeccionismo adaptativo/mal-adaptativo, a REC mal-adaptativa e o estresse percebido (positivamente), a reavaliação positiva e planeamento e o coping(negativamente). Os preditores do AP foram o perfeccionismo adaptativo/mal-adaptativo e o estresse percebido (negativamente), a reavaliação positiva e planeamento, a refocalização positiva e o copingpercebido (positivamente). A associação entre o perfeccionismo mal-adaptativo e o AN foi mediada pela REC mal-adaptativa/baixa REC adaptativa, pelo estresse/baixo copingpercebidos. A associação entre o perfeccionismo mal-adaptativo/adaptativo e baixo AP foi mediada pelo estresse percebido. O elevado AP foi determinado pelo baixo perfeccionismo mal-adaptativo e esta associação foi mediada pela REC adaptativa e pelo coping. A associação entre o perfeccionismo adaptativo e o AN foi mediada pela REC mal-adaptativa e pelo estresse percebido.

Conclusão

A REC e o estresse/copingpercebidos estão associados e medeiam as associações entre o perfeccionismo e AN/AP.

Palavras-chave : Perfecionismo; regulação emocional cognitiva; estresse/copingpercebidos; afeto negativo; afeto positivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )