SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Cross-cultural psychometric assessment of an appetite questionnaire for patients with cancerValidity and reliability of the Cognitive Complaints in Bipolar Disorder Rating Assessment (COBRA) in Brazilian bipolar patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

SCHAFER, Julia Luiza et al. Propriedades psicométricas da versão brasileira do Questionário de Regulação Emocional Cognitiva. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.160-169. ISSN 2237-6089.  http://dx.doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0074.

Introdução:

O Questionário de Regulação Emocional Cognitiva (Cognitive Emotion Regulation Questionnaire [CERQ]) foi desenvolvido para medir nove estratégias cognitivas que se referem à forma como as pessoas pensam sobre a experiência de eventos ameaçadores ou estressantes. O objetivo principal deste estudo foi desenvolver e avaliar a validade da versão brasileira do CERQ.

Métodos:

O processo de adaptação incluiu tradução, retrotradução, avaliação de comitê de especialistas e teste em 30 participantes da população-alvo. Uma amostra de 445 universitários completou a versão em português do CERQ, um questionário sociodemográfico, a Lista de Verificação de Eventos de Vida (Life Events Checklist [LEC-5]) e a Escala de Afeto Positivo e Negativo (Positive and Negative Affect Schedule [PANAS]) em uma plataforma de pesquisa online. A validade do instrumento foi avaliada através da análise fatorial confirmatória de dois modelos: um modelo de nove fatores e um modelo de segunda ordem. A consistência interna foi avaliada por meio da análise de alfa de Cronbach e correlações com variáveis afetivas medidas pela PANAS.

Resultados:

As análises mostraram que o modelo de nove fatores do CERQ possui boa validade fatorial e alta confiabilidade, com valores de alfa de Cronbach variando entre 0,71 e 0,88. O modelo de segunda ordem não se ajustou bem aos dados.

Conclusão:

Os resultados obtidos neste estudo são semelhantes aos encontrados em estudos anteriores, indicando que o CERQ é uma ferramenta válida e confiável para avaliar as estratégias de regulação cognitiva das emoções, mas que agrupá-las de acordo com sua adaptabilidade não é recomendado.

Keywords : Regulação emocional; regulação emocional cognitiva; Questionário de Regulação Emocional Cognitiva; propriedades psicométricas; psicologia cognitiva.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )