Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Trends in Psychiatry and Psychotherapy
Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019
Abstract
DE OLIVEIRA, Lucineide da Silva Santos Castelo Branco et al. Efeitos da atividade física sobre ansiedade, depressão e qualidade de vida em idosos da comunidade. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2019, vol.41, n.1, pp.36-42. Epub Feb 04, 2019. ISSN 2238-0019. https://doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0129.
Introdução:
Problemas de saúde podem afetar negativamente nos aspectos físicos e psicológicos, influenciando a qualidade de vida dos idosos. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da atividade física sobre a qualidade de vida, ansiedade e depressão na população idosa.
Métodos:
Foi realizado estudo transversal com 200 idosos de ambos os sexos, divididos em dois grupos: um grupo com 100 idosos envolvidos em atividades físicas do centro social para idosos; outro composto por 100 sujeitos que viviam na comunidade, mas não estavam envolvidos em atividades físicas. Os instrumentos utilizados para avaliação das atividades físicas, qualidade de vida, ansiedade e depressão foram, respectivamente: o questionário de Baecke modificado; o Questionário de Qualidade de Vida (SF-36); e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). Os dados foram analisados por testes t de Student, Pearson (r) e análise de variância (ANOVA), com odds ratio e nível de significância de 5% (p<0,05).
Resultados:
Observamos que o grupo ativo apresentou maiores escores de atividade física e qualidade de vida. Por outro lado, o grupo sedentário revelou maiores escores de ansiedade e depressão. A avaliação dos dados revelou uma forte correlação entre os domínios qualidade de vida, nível de vitalidade e saúde mental (r=0,77). A razão de prevalência mostrou que a atividade física é fator de proteção contra ansiedade e depressão em idosos.
Conclusão:
Os achados sugerem uma correlação entre baixos níveis de atividade física e sintomas de ansiedade e depressão em idosos que vivem na comunidade.
Keywords : Envelhecimento; transtornos mentais orgânicos; atividade física; escalas.