SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2What is the appropriate time to measure outcome and process factors in psychodynamic psychotherapy? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

VALIENGO, Leandro et al. Tratamento da esquizofrenia com estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC): fundamentação teórica e objetivos de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por simulação. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2019, vol.41, n.2, pp.104-111.  Epub June 19, 2019. ISSN 2237-6089.  http://dx.doi.org/10.1590/2237-6089-2018-0047.

Introdução

A esquizofrenia é um transtorno mental grave. Embora alguns medicamentos antipsicóticos tenham demonstrado eficácia no tratamento de sintomas positivos, não há tratamento amplamente reconhecido para sintomas negativos, o que pode causar sofrimento e prejuízo significativos para pacientes com esquizofrenia. Aqui descrevemos a fundamentação teórica e o design do estudo STARTS (Schizophrenia TreAtment with electRic Transcranial Stimulation), um ensaio clínico destinado a testar a eficácia de um tratamento não farmacológico conhecido como estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) para tratar os sintomas negativos da esquizofrenia.

Métodos

O estudo STARTS foi concebido como um ensaio clínico randomizado, controlado por simulação, duplo-cego, avaliando a ETCC para o tratamento dos sintomas negativos da esquizofrenia. Cem pacientes serão incluídos e submetidos a 10 sessões de ETCC sobre o córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo (estimulação anódica) e a junção temporoparietal esquerda (estimulação catodal) durante 5 dias consecutivos. Os participantes serão avaliados através de testes clínicos e neuropsicológicos antes e após a intervenção. O desfecho primário é a mudança na pontuação da subescala negativa da Escala da Síndrome Positiva e Negativa (Positive and Negative Syndrome Scale [PANSS]) ao longo do tempo e entre os grupos. Marcadores biológicos, incluindo neurotrofinas e interleucinas do sangue, polimorfismos genéticos e excitabilidade cortical motora, também serão avaliados.

Resultados

Os resultados clínicos fornecerão informações sobre a ETCC como um tratamento para os sintomas negativos da esquizofrenia, e a investigação dos biomarcadores contribuirá para uma melhor compreensão dos mecanismos de ação da ETCC.

Conclusão

Nossos resultados podem trazer uma nova técnica terapêutica para o tratamento dos sintomas negativos da esquizofrenia. Registro do ensaio clínico: ClinicalTrials.gov, NCT02535676.

Keywords : Esquizofrenia; terapia de estimulação elétrica; ensaio clínico randomizado; marcadores biológicos; estimulação transcraniana.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )