SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2What is the appropriate time to measure outcome and process factors in psychodynamic psychotherapy?Interaction structures in the psychodynamic psychotherapy of a patient with chronic diseases and somatic symptoms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

WAKIM, Alexandre dos Santos et al. Estudo transversal das reinternações na enfermaria psiquiátrica do Hospital Estadual Mário Covas em Santo André, Estado de São Paulo, entre 2008 e 2015. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2019, vol.41, n.2, pp.121-127.  Epub Feb 28, 2019. ISSN 2237-6089.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0148.

Objetivos

Obter o perfil sociodemográfico e diagnóstico dos pacientes reinternados no Hospital Estadual Mário Covas entre janeiro de 2008 e setembro de 2015, com o intuito de investigar a possível relação entre as taxas de admissão e readmissão e a existência ou ausência do serviço para pacientes de alta clinica do hospital ou de outros serviços.

Métodos

Este foi um estudo descritivo transversal. Os dados foram obtidos do Hospital Estadual Mário Covas e analisados pelo programa STATA 11.0

Resultados

Durante o período do estudo, as taxas de hospitalização diminuíram, enquanto as taxas de readmissão aumentaram progressivamente, com um total de 662 reinternações. O aumento dessas reinternações não teve relação com a presença da unidade pós-alta hospitalar do próprio hospital ou de outros serviços. A maioria dos pacientes era composta de mulheres, com idade média de 42 anos; o principal diagnóstico entre mulheres foi o transtorno afetivo bipolar, enquanto que para homens foi a esquizofrenia. O tempo de hospitalização aumentou com os anos, com uma média máxima em 2015 de 23 dias. A maior parte dos pacientes era referenciado de Santo André e outros hospitais de São Paulo.

Conclusão

O aumento das taxas de reinternação ao longo dos anos sugere que o sistema de cuidado mental tem deficiências em sua prática. É importante entender o perfil epidemiológico e a cascata de eventos que levam a rehospitalizações e, assim, traçar novas estratégias e abordagens de cuidado, mantendo os pacientes estabilizados.

Keywords : Hospitalização; reforma psiquiátrica; psiquiatria.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )