SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Cross-sectional study of readmissions to the psychiatric ward of Hospital Estadual Mário Covas in Santo André, state of São Paulo, between 2008 and 2015Relationship between sexual hormones, quality of life and postmenopausal sexual function author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

LASKOSKI, Pricilla Braga et al. Estruturas de interação na psicoterapia psicodinâmica de uma paciente com doenças crônicas e sintomas somáticos. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2019, vol.41, n.2, pp.128-135.  Epub July 10, 2019. ISSN 2237-6089.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0146.

Objetivo

Este estudo objetivou identificar e analisar as estruturas de interação (interaction structures [ISs]) (padrões de interação recíproca entre a dupla paciente-terapeuta) que caracterizam o processo de uma psicoterapia psicodinâmica de longa duração (28 meses) de uma paciente com doenças crônicas (lúpus e fibromialgia) e sintomas somáticos.

Métodos

As 113 sessões foram filmadas e analisadas alternadamente (n = 60) por juízes independentes usando o Psychotherapy Process Q-Set. A confiabilidade entre avaliadores variou de 0.60 a 0.90, com média de r = 0.71 (correlação de Pearson). Por meio de uma análise fatorial exploratória do componente principal, foram identificadas quatro ISs.

Resultados

Os padrões de interação entre paciente e terapeuta mostraram validade clínica (ou seja, foram facilmente interpretáveis no contexto do caso em estudo). As ISs foram não lineares e mais ou menos proeminentes em diferentes sessões e etapas do tratamento. Algumas ISs foram semelhantes às de outros estudos, e outras provavelmente foram exclusivas do presente processo. Além disso, algumas ISs eram independentes, enquanto outras estavam inter-relacionadas ao longo do tempo.

Conclusão

Estudos de processo como o presente procuram abordar questões sobre as características da interação entre paciente e terapeuta, bem como identificar padrões particulares de interação que são mais proeminentes com um determinado paciente em condições ou momentos específicos. Portanto, esses estudos podem fornecer suporte ao estabelecimento de conhecimentos para a prática clínica, auxiliando na formação de terapeutas, bem como na elaboração de diretrizes gerais para o manejo técnico de pacientes com características específicas.

Keywords : Psicoterapia psicodinâmica; pesquisa de processo; estruturas de interação; processo psicoterapêutico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )