SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Relationship between sexual hormones, quality of life and postmenopausal sexual functionDevelopment of Brazilian prototypes for child psychodynamic psychotherapy and cognitive-behavioral therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

CRUZ, Ana Rita et al. Propriedades psicométricas da versão portuguesa da Escala de Agressão Impulsiva e Premeditada em amostras comunitárias e forenses. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2019, vol.41, n.2, pp.144-148.  Epub Feb 28, 2019. ISSN 2237-6089.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2018-0055.

Introdução

A agressão pode ser definida de acordo com as características de impulsividade ou premeditação. A impulsividade é definida como uma forma descontrolada e não planeada de agressão. Pelo contrário, a premeditação requer planejamento e orienta-se para um objetivo.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi validar as propriedades psicométricas básicas da Escala de Agressão Impulsiva e Premeditada (Impulsive/Premeditated Aggression Scale – IPAS) para o português europeu. A escala avalia a agressão de acordo com características impulsivas e premeditadas, que são consideradas as formas predominantes do comportamento agressivo, e pode ser usada em contextos comunitário, forense e clínico.

Métodos

A escala foi aplicada a participantes de uma amostra comunitária (n = 957; 424 homens) e reclusos (n = 115, todos homens).

Resultados

A consistência interna e a confiabilidade indicaram que a escala possui boas propriedades psicométricas para as duas amostras. Os dados da análise de componentes principais (principal component analysis – PCA) demonstraram semelhanças com estruturas fatoriais previamente reportadas na literatura.

Conclusão

A escala revelou ser sensível à classificação bimodal da agressão em amostras comunitárias e forenses, indicando sua utilidade na caracterização de padrões agressivos.

Keywords : IPAS; propriedades psicométricas; agressão impulsiva; agressão premeditada; padrão de agressividade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )