SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Reflective function and identity in adolescents with clinical and nonclinical symptomsMixed states and suicidal behavior: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

RIBEIRO, Marcelo et al. Adulterantes no crack vendido na “Cracolândia”. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2019, vol.41, n.2, pp.186-190.  Epub July 15, 2019. ISSN 2237-6089.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0143.

Introdução

O Brasil é o maior consumidor mundial de crack, e a dependência é um grande problema de saúde pública. Este é o primeiro estudo a investigar a prevalência de adulterantes potencialmente nocivos presentes em amostras de cabelo de pacientes brasileiros com dependência de crack.

Métodos

Foram avaliados adulterantes em amostras de cabelos extraídos por conveniência de 100 pacientes internados na unidade de observação de 48 horas do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD), o maior centro de tratamento de dependência do Brasil. Uma análise transversal foi realizada com os dados obtidos.

Resultados

Foram encontrados adulterantes em 97% das amostras de cabelo analisadas. O adulterante mais prevalente foi a lidocaína (92%), seguida da fenacetina (69%) e levamisol (31%).

Conclusão

Os adulterantes foram amplamente prevalentes em amostras de cabelo de usuários de crack tratados no CRATOD: pelo menos um adulterante estava presente em praticamente todas as amostras de cabelo coletadas. Isso aponta para a necessidade de monitorar os efeitos adversos no ambiente clínico, a fim de proporcionar a esse grupo de pacientes de alto risco cuidados imediatos e efetivos relacionados às complicações agudas e crônicas associadas a esses adulterantes.

Keywords : Crack; cocaína; transtornos por uso de substâncias; toxicologia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )