SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Adulterants in crack cocaine in BrazilOperationalized psychodynamic diagnosis: a systematic review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

LAGE, Renata Reis; SANTANA, Cristina M. T.; NARDI, Antonio Egidio  and  CHENIAUX, Elie. Estados mistos e comportamento suicida: uma revisão sistemática. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2019, vol.41, n.2, pp.191-200.  Epub July 10, 2019. ISSN 2237-6089.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2018-0042.

Introdução

Identificar se, no transtorno bipolar (TB), os estados mistos estão associados a um maior comportamento suicida, quando comparados a episódios maníacos/hipomaníacos e depressivos.

Método

Realizamos uma busca sistemática da literatura científica utilizando as bases de dados Pubmed, ISI Web of Science, PsycINFO e SciELO com os termos (bipolar) AND (suicid*) AND (mixed). Foram selecionados estudos originais que compararam o comportamento suicida entre pacientes em estado misto e pacientes em outras fases do TB.

Resultados

16 artigos se adequaram aos critérios de seleção. Doze desses 16 estudos compararam estado misto com mania pura, e a maioria desses 12 estudos (n = 11) mostrou que o comportamento suicida era mais frequente entre os indivíduos em estado misto. Somente cinco dos artigos incluídos compararam o comportamento suicida entre as fases depressiva e mista do TB. Dentre esses cinco artigos, um mostrou maior comportamento suicida nos pacientes em estado misto, e um mostrou maior comportamento suicida nos pacientes com depressão pura. Em três desses cinco estudos, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos.

Conclusão

Durante um episódio agudo do TB, os estados mistos estão mais relacionados ao comportamento suicida do que os episódios de mania ou hipomania puros. Todavia, não foi possível demonstrar que os estados mistos cursem com um maior risco de comportamento suicida do que os episódios depressivos puros. Os resultados aqui apresentados merecem ser considerados na prática clínica, a fim de avaliar melhor o risco de suicídio, bem como prevenir o suicídio.

Keywords : Transtorno bipolar; suicídio; revisão sistemática.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )