SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Mixed states and suicidal behavior: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychiatry and Psychotherapy

Print version ISSN 2237-6089On-line version ISSN 2238-0019

Abstract

BOTH, Luciane Maria; BASTOS, André Goettems  and  FREITAS, Lúcia Helena Machado. Diagnóstico psicodinâmico operacionalizado: uma revisão sistemática da literatura. Trends Psychiatry Psychother. [online]. 2019, vol.41, n.2, pp.201-210.  Epub July 10, 2019. ISSN 2237-6089.  https://doi.org/10.1590/2237-6089-2018-0020.

Introdução

O Diagnóstico Psicodinâmico Operacional (OPD-2) é uma ferramenta operacional de avaliação diagnóstica multiaxial e planejamento terapêutico. Esta revisão sistemática buscou analisar estudos empíricos que utilizassem o OPD como instrumento; além de identificar os estudos, foram verificados os tópicos e resultados de pesquisa que utilizaram empiricamente o OPD.

Método

Foram incluídos os artigos, dissertações e teses empíricas dos últimos cinco anos (2012 a 2017) que abordaram ou utilizaram o instrumento OPD. A estratégia de busca incluiu o cruzamento dos descritores “Operacionalizado e Psicodinâmico e Diagnóstico”, do Portal de Periódicos CAPES, nas bases de dados do PubMed, Google Scholar, ResearchGate, publicado em inglês, português ou espanhol nos últimos cinco anos.

Resultados

A busca resultou em um total de 189 artigos, mas apenas 20 foram incluídos. Os estudos selecionados trataram da validade e confiabilidade do instrumento, processo terapêutico e análise de resultados, avaliação de diferentes transtornos mentais e estudos comparativos com diferentes instrumentos ou técnicas. Um notável esforço científico no desenvolvimento de dados mais consistentes sobre o diagnóstico psicodinâmico.

Conclusão

Demonstrou-se que a OPD é uma ferramenta clínica essencial em relação à compreensão dimensional do sujeito e em pesquisas científicas. No entanto, o número de produções sobre o assunto ainda não é significativo, os métodos são diversos, mas os dados estão crescendo, como: a aplicabilidade em diferentes contextos, diferentes patologias, promover maior visibilidade com maior representatividade de profissionais que possuem conhecimento do instrumento.

Keywords : Diagnóstico; avaliação; psicodinâmica; revisão.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )