SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Correlation between location, size and histologic type of colorectal polyps at the presence of dysplasia and adenocarcinomaWhat is the value of proctography for diagnostic of outlet obstruction? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 2237-9363

Abstract

CORTEZ, Kelly Cristina Duque; MENDONCA, Sarah de Souza  and  FIGUEIROA, Marina de Souza. Fecal incontinence as consequence of anorectal surgeries and the physiotherapeutic approach. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2011, vol.31, n.3, pp. 248-256. ISSN 2237-9363.  http://dx.doi.org/10.1590/S2237-93632011000300004.

Causada por lesões esfincterianas em variados procedimentos anorretais, a incontinência fecal (IF) representa uma complicação presente em alguns indivíduos submetidos a cirurgias coloproctológicas. Objetivo: Evidenciar a ocorrência de IF como consequência de cirurgias anorretais e expor os recursos fisioterapêuticos no tratamento desta desordem e, com isso, propor a inclusão da fisioterapia como prática rotineira nos pós-operatórios desses tipos de intervenções. Materiais e Métodos: Revisão integrativa realizada a partir de pesquisas nos bancos de dados da biblioteca virtual em saúde - BVS - e do Physiotherapy Evidence Database - PEDro - publicados no período de 2000 a 2010, nos idiomas inglês e português. Resultados: Foram selecionados 13 artigos publicados entre os anos de 2001 e 2009, sendo um corte transversal, dois ensaios clínicos não controlados e dez coortes retrospectivos, com nível de evidência entre 2C e 4C, artigos de revisão foram excluídos. Foi evidenciado que a IF representa uma complicação importante de cirurgias anorretais, causando grande impacto sobre a qualidade de vida dos portadores e que a fisioterapia dispõe de recursos eficazes para o tratamento dessa disfunção. Considerações Finais: Recomenda-se a continuação do presente estudo, no formato de revisão sistemática, com um maior número de artigos e de melhores evidências científicas.

Keywords : cirurgia colorretal; complicações pós-operatórias; incontinência fecal; fisioterapia; prevenção.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English