SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Comparison between the concentration of mast cells and risk criteria of malignancy in intestinal adenomasAppropriateness of colonoscopy indication for colorectal neoplasm detection in patients under 50 years old with hematochezia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 2237-9363

Abstract

OLIVEIRA, Levindo Alves de et al. Tissue expression of CD10 protein in colorectal carcinoma: correlation with the anatomopathological features of the tumor and with lymph node and liver metastases. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2012, vol.32, n.1, pp. 34-39. ISSN 2237-9363.  http://dx.doi.org/10.1590/S2237-93632012000100005.

INTRODUÇÃO: A expressão reduzida de CD10 pode estar relacionada com prognóstico desfavorável de doentes com carcinoma colorretal. Analisou-se a imunoexpressão tecidual da proteína CD10 no carcinoma colorretal e sua relação com os aspectos clinicopatológicos. MÉTODO: Em 130 doentes operados por carcinoma colorretal, um bloco de tissue microarray foi obtido do tecido neoplásico e da mucosa não neoplásica adjacente e submetido ao estudo imuno-histoquímico com anticorpo monoclonal CD10. Avaliou-se a imunoexpressão por método semiquantitativo, com contagem do percentual de células coradas. Os resultados foram relacionados com a localização, aspectos anatomopatológicos, presença de metástases linfonodais e hepáticas e estadiamento TNM da neoplasia. O estudo estatístico foi realizado com os testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e exato de Fisher. RESULTADOS: A expressão do marcador CD10 foi maior no tecido do carcinoma colorretal do que na mucosa não neoplásica adjacente (p<0,0001) e foi maior nas lesões exofíticas (p=0,04). A expressão da proteína CD10 não apresentou relação com os demais aspetos clínicos e patológicos da neoplasia colorretal. CONCLUSÕES: A expressão da proteína CD10 foi mais intensa no tecido neoplásico do carcinoma colorretal do que na mucosa não neoplásica adjacente e relacionou-se com o aspecto exofítico do tumor.

Keywords : antígenos de neoplasia; neoplasias colorretais; prognóstico; metástase neoplásica; antígenos CD10.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English