SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Peutz-Jeguers syndrome: case report and literature reviewAnorectal melanoma: review of diagnosis and treatment based on a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 2237-9363

Abstract

BASSO, Marcelo Pandolfi et al. Appendicular endometriosis as a cause of chronic abdominal pain alone in the right iliac fossa: case report and literature review. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2012, vol.32, n.1, pp. 79-82. ISSN 2237-9363.  http://dx.doi.org/10.1590/S2237-93632012000100012.

Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de estroma e glândulas endometriais ectópicas. Apesar de sua etiologia não definida, sugere-se que seja decorrente de metaplasia celômica, menstruação retrógada, apresente componente genético, ou ocorra devido à disseminação linfática ou sanguínea. O acometimento do trato gastrointestinal é comum; no entanto, a endometriose apendicular é condição rara e se apresenta com maior frequência de forma assintomática. Dor recorrente em fossa ilíaca direita é uma manifestação clínica incomum. Não há exames complementares não invasivos que confirmem o diagnóstico. A laparoscopia é a principal opção durante a investigação, por sua característica diagnóstica e terapêutica. O diagnóstico pode ser feito apenas após um exame histopatológico. Embora as terapias medicamentosa e cirúrgica apresentem indicações particulares, a terapêutica combinada mostra menor recorrência dos sintomas. O objetivo do trabalho é relatar um caso de endometriose apendicular diagnosticado e tratado na Disciplina de Coloproctologia do Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, além de revisar a literatura acerca dessa situação.

Keywords : endometriose; trato gastrointestinal; apêndice cecal; dor abdominal.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English