SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Isolated splenic metastasis of colon cancer: a case report and literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 2237-9363

Abstract

NADAL, Sidney Roberto  and  MANZIONE, Carmen Ruth. Sexually transmitted proctitis. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2012, vol.32, n.1, pp. 94-96. ISSN 2237-9363.  http://dx.doi.org/10.1590/S2237-93632012000100015.

As retites provocadas por agentes sexualmente transmissíveis são frequentemente confundidas com doenças inflamatórias intestinais, uma vez que as queixas mais comuns, que incluem dor, sangramento e secreção mucopurulenta, e o padrão histopatológico são semelhantes. Dessa maneira, o tratamento é postergado e, algumas vezes, as complicações aparecem. Os agentes mais comuns incluem a Neisseria gonorrhoeae, a Chlamydia trachomatis, o Treponema pallidum e o Herpes simplex. Exames laboratoriais sensíveis e específicos para confirmação diagnóstica são essenciais para o tratamento correto, evitando a disseminação e as sequelas. O objetivo deste artigo foi chamar a atenção para as doenças sexualmente transmissíveis na etiologia das retites, bem como seu diagnóstico e tratamento.

Keywords : proctite; doenças sexualmente transmissíveis; diagnóstico; terapia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English