SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Multimodal treatment of peritoneal malignancies - results of the implantation in a tertiary hospitalIleal ulcer in asymptomatic individuals. Is this Crohn? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 2237-9363

Abstract

SIMOES, Alessandro Andrade et al. View of the Public Health System users regarding proctology. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2012, vol.32, n.2, pp. 113-118. ISSN 2237-9363.  http://dx.doi.org/10.1590/S2237-93632012000200003.

A Proctologia trata-se de uma especialidade de extrema importância devido à alta prevalência de doenças anorretais na população. Apesar de tal fato e de sua história, desde as origens da humanidade, é marcada por déficit de conhecimento, preconceitos e chacotas. OBJETIVO: Avaliar o grau de conhecimento sobre a Proctologia, obtendo dados, os quais poderão guiar e enfatizar a necessidade de campanhas dirigidas para a divulgação da especialidade. MÉTODO: Foi realizado um estudo ecológico sobre o grau de conhecimento das pessoas sobre a especialidade de Proctologia. Foram entrevistados 200 pacientes, no período de agosto de 2008 a janeiro de 2009, que frequentavam o ambulatório do Sistema Único de Saúde da Unidade de Saúde da Família e Comunitária e Posto de Atendimento Médico, em cinco especialidades médicas distintas, no município de Itajaí (SC). RESULTADOS: Dentre os entrevistados, 86% referiram não saber o que é proctologia. Dos 28 (14%) que responderam saber, apenas 21 (10,5%) responderam corretamente quando questionados sobre o que se tratava a especialidade. CONCLUSÃO: Apesar da grande prevalência das doenças anorretais, grande parcela da população desconhece a especialidade. Esse fato pode-se dever ao preconceito da sociedade, bem como a própria falta de informação dos profissionais de saúde.

Keywords : proctologia; SUS; assistência ao paciente.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English