SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2View of the Public Health System users regarding proctologyColorectal resection without mechanical colon cleansing: experience with 54 patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 2237-9363

Abstract

SANTOS, Carlos Henrique Marques dos. Ileal ulcer in asymptomatic individuals. Is this Crohn?. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2012, vol.32, n.2, pp. 119-122. ISSN 2237-9363.  http://dx.doi.org/10.1590/S2237-93632012000200004.

O achado endoscópico de úlceras ileais, isoladas ou em pequeno número, não é frequente, mas quando ocorre em pacientes assintomáticos pode gerar um impasse quanto à conduta a ser tomada, já que a literatura médica não é clara quanto a como se proceder nessa situação. OBJETIVO: Avaliar pacientes que apresentaram úlceras ileais solitárias ou em pequena quantidade, assintomáticos e a evolução clínica dos mesmos. MÉTODOS: O autor relata uma série de casos (23 pacientes) assintomáticos que apresentaram úlceras ileais únicas ou em pequeno número em colonoscopias realizadas por outros motivos que não manifestações clínicas típicas de doença de Crohn. RESULTADOS: A maioria dos pacientes não foi tratada e permaneceu assintomática pelo período de acompanhamento. CONCLUSÕES: Os pacientes permaneceram assintomáticos e sem tratamento em sua maioria, salientando-se o reduzido número de casos e o curto tempo de observação, de modo a não permitirem a este estudo concluir ser essa a conduta mais acertada frente à pacientes assintomáticos com achado de úlcera ileal.

Keywords : doença de Crohn; doenças do íleo; íleo; úlcera; patologia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English