SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Colorectal resection without mechanical colon cleansing: experience with 54 patientsTransanal rectopexy - twelve case studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 2237-9363

Abstract

ROCHA, Victor Cardoso; MOREIRA, Raquel Silva  and  LINS NETO, Manoel Álvaro De Freitas. Comparative study between the free DNA in peripheral blood and TNM staging in patients with colorectal cancer for prognostic evaluation in the university hospital of the State of Alagoas. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2012, vol.32, n.2, pp. 127-131. ISSN 2237-9363.  http://dx.doi.org/10.1590/S2237-93632012000200006.

A neoplasia colorretal é uma das formas mais comuns de câncer nos países desenvolvidos e sua incidência tem crescido de maneira contínua. As tentativas de avaliação prognóstica usadas atualmente apresentam a grave limitação de se restringirem à observação da morfologia tumoral, como o estadiamento TNM. A quantificação do DNA livre no sangue periférico busca encontrar uma forma de relacioná-lo com o estado clínico dos portadores de câncer. OBJETIVO: Avaliar o prognóstico dos pacientes portadores do câncer colorretal por meio da quantificação de fragmentos de ALU247 no sangue periférico e do estadiamento TNM. MÉTODOS: Foram avaliados 79 pacientes nos Grupos Operados, Não Operados e Controle quanto à dosagem de fragmento de ALU247 e sua correlação com os estádios dos tumores. RESULTADOS: A quantidade de fragmentos ALU247 revelou resultados bastante distintos quando os diferentes grupos foram comparados. A média da quantificação nos Não Operados foi de 14,62 pg, de 0,48 pg no Grupo Controle e 0,93 pg no Grupo Operados. Os valores séricos do ALU247 encontraram-se mais elevados nas classes morfofuncionais mais avançadas do estadiamento TNM. CONCLUSÕES: Sugere-se uma relação entre o avanço do estádio TNM e a dosagem elevada do DNA livre no sangue periférico com pior prognóstico.

Keywords : neoplasias colorretais; estadiamento de neoplasias; ALU247; prognóstico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English