SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Transanal rectopexy - twelve case studiesStaging of colorectal cancer in the private service versus Brazilian National Public Health System: what has changed after five years? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 2237-9363

Abstract

EISENHARDT, Michelle Fraga et al. Clinical and epidemiological evaluation of patients with colorectal cancer from Rio Grande do Sul. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2012, vol.32, n.2, pp. 136-143. ISSN 2237-9363.  http://dx.doi.org/10.1590/S2237-93632012000200008.

No Brasil, o câncer colorretal apresenta uma elevada incidência, sendo as Regiões Sul e Sudeste as com maior número de casos. OBJETIVO: Identificar as características epidemiológicas e os esquemas terapêuticos utilizados como primo-tratamento dos pacientes portadores de câncer colorretal atendidos em um centro especializado em oncologia em Santa Cruz do Sul (RS) no período de 2006 a 2011. MÉTODO: Foram avaliados retrospectivamente 130 prontuários de pacientes portadores de câncer colorretal. Características clínicas e epidemiológicas como idade, sexo, cor da pele, estádio da doença, sítio primário da doença e primo-tratamento foram avaliadas. A associação de significância foi avaliada pelos testes do qui-quadrado e exato de Fischer. O intervalo de confiança utilizado foi de 95% (p<0,05). RESULTADOS: A idade média dos pacientes encontrada neste estudo foi de 60,8 anos com incidência maior da doença entre os homens. No momento do diagnóstico, 40% dos pacientes estavam com a doença no estádio IV. Como primo-tratamento o esquema terapêutico mais utilizado foi o 5-fluoracil/ácido folínico (68,5%). CONCLUSÃO: Este estudo ratificou a alta prevalência do câncer colorretal em pacientes com idade mais avançada, com o diagnóstico realizado na fase mais avançada da doença. Esse fato evidencia a importância da realização de campanhas de prevenção que estimulem a realização de exames periódicos nos pacientes com idade acima de 50 anos.

Keywords : neoplasias colorretais; incidência; toxicidade de drogas; 5-fluoracil [ácido folínico].

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English