SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Experiencing sexuality after intestinal stomaCecal diverticulitis or appendicitis. When should I suspect? A case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 2237-9363

Abstract

FIGUEIREDO, Juliano Alves et al. Laparoscopic total pelvic exenteration and perineal amputation with wet colostomy. A case report. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2012, vol.32, n.2, pp. 175-179. ISSN 2237-9363.  http://dx.doi.org/10.1590/S2237-93632012000200013.

O tumor de reto localmente avançado pode ser tratado com intenção curativa com uma operação ampliada que inclua outros órgãos da pelve. A reconstrução do trânsito urinário e do trânsito intestinal dependerá da distância do tumor em relação à margem do ânus, da experiência da equipe de cirurgiões, assim como das morbidades associadas do paciente. Apresentou-se neste artigo o caso de um paciente do sexo masculino, com tumor de reto baixo localmente avançado que foi submetido à exenteração pélvica por laparoscopia. Houve indicação para ressecção do ânus e a peça cirúrgica foi retirada por via perineal. A anastomose uretero-colônica foi confeccionada de maneira extracorpórea. O paciente recebeu alta hospitalar após 14 dias e encontra-se com seis meses pós-operatórios. O método se mostrou factível e seguro. O resultado estético foi bem aceito pelo paciente. A via de acesso laparoscópica pode ser considerada uma alternativa para a exenteração pélvica no tratamento do tumor de reto baixo avançado que necessita de amputação anoperineal.

Keywords : neoplasia de reto; exenteração pélvica; laroscopia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English