SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Laparoscopic total pelvic exenteration and perineal amputation with wet colostomy. A case reportFibrogenesis and carcinoid tumor - a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 2237-9363

Abstract

PASTORE, Ricardo et al. Cecal diverticulitis or appendicitis. When should I suspect? A case report. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2012, vol.32, n.2, pp. 180-183. ISSN 2237-9363.  http://dx.doi.org/10.1590/S2237-93632012000200014.

O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de diverticulite no ceco e chamar a atenção para o diagnóstico diferencial com apendicite aguda. As manifestações clínicas das duas afecções são semelhantes, dificultando o diagnóstico exato de diverticulite cecal, além de ser incomum, em nosso meio, o aparecimento de divertículo em cólon direito, sendo essa entidade mais comum em asiáticos e em seus descendentes. Relata-se atendimento a uma paciente de 55 anos, cujos exames de imagem (ultrassonografia e tomografia computadorizada) e de sangue não foram suficientes para o diagnóstico. Houve necessidade de realizar-se laparotomia exploradora e exames anatomopatológicos para a confirmação. Também foram revisados alguns trabalhos que sugerem qual a melhor conduta a ser tomada quando se encontra divertículo cecal no perioperatório, já que, na maioria das vezes, o diagnóstico é feito neste momento.

Keywords : apendicite; diverticulite; ceco; divertículo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English