Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)
Print version ISSN 2237-9363
Abstract
BOURROUL, Vivian Sati Oba et al. Imunoexpressão da proteína APC nos tecidos de adenoma e de adenocarcinoma colorretais. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2013, vol.33, n.3, pp.118-125. ISSN 2237-9363. http://dx.doi.org/10.1016/j.jcol.2013.06.002.
RACIONAL:
a ativação da via Wnt pelo gene APC mutado é considerado evento inicial da carcinogênese colorretal. A identificação dessas mutações pode tornar o tratamento do adenocarcinoma mais específico.
OBJETIVO:
detectar e avaliar a proteína APC não mutada em tecidos de adenoma, adenocarcinoma e mucosa adjacente.
MÉTODO:
estudados 42 doentes operados de adenocarcinoma e 53 com adenomas ressecados. Tecidos de adenocarcinoma foram obtidas da neoplasia e da mucosa adjacente não neoplásica situadas a 10 cm da margem proximal do tumor. Tecidos do adenoma foram obtidas de área representativa. Blocos de tissue microarray (TMA) foram submetidos a imuno-histoquímica com anticorpo anti-APC. Avaliadas a positividade e intensidade da expressão e obtidos escores da imunoexpressão da proteína APC.
RESULTADOS:
o escore da imunoexpressão da proteína APC no adenoma foi significantemente menor do que no adenocarcinoma (p < 0,0001) e na mucosa adjacente (p < 0,0001). O escore da imunoexpressão da proteína APC na mucosa adjacente e no adenocarcinoma não mostraram diferença significante (p = 0,24).
CONCLUSÕES:
a menor expressão da proteína APC no adenoma pode indicar que o gene APC mutado participa das alterações do processo adenoma-carcinoma. A forte expressão da proteína APC no CCR e na mucosa adjacente sugerem que a mutação do gene APC não participou da oncogênese.
Keywords : Neoplasias colorretais; Carcinoma; Adenoma; Gene APC; Imunoistoquímica; Marcadores biológicos de tumor.