Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)
Print version ISSN 2237-9363On-line version ISSN 2317-6423
Abstract
SEVA-PEREIRA, Gustavo et al. Cirurgia Trans-anal Minimamente Invasiva (CTAMI) para excisão local de neoplasias retais selecionadas: eficácia e desfechos nos primeiros 11 pacientes. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2014, vol.34, n.3, pp.148-153. ISSN 2317-6423. https://doi.org/10.1016/j.jcol.2014.05.002.
Dispositivos cirúrgicos de porta única descartáveis têm sido utilizados para a Cirurgia Trans-anal Minimamente Invasiva (CTAMI) com benefícios, quando comparados com ressecção local e microcirurgia endoscópica trans-anal (MET).
Objetivo:
Apresentar os desfechos e detalhes da técnica.
Método:
Uma série de pacientes com indicação para ressecção local de tumores retais foi tratada cirurgicamente pela plataforma CTAMI.
Resultados:
Onze pacientes foram tratados por CTAMI. A distância a contar da margem anal variou de 1,5 até 8 cm, e o diâmetro máximo do tumor foi 6 cm. Um diagnóstico inicial de adenoma foi a indicação mais frequente para a ressecção. A única complicação ocorrida foi uma deiscência parcial. Mínimo tempo para preparação, baixo custo e a possibilidade do uso de instrumentos laparoscópicos convencionais fazem de CTAMI uma boa opção para a ressecção trans-anal. Os resultados dessa técnica são animadores, no que diz respeito à exeqüibilidade, manobrabilidade, custos iniciais, tempo de preparação, ressectabilidade e percentual de complicações. Graças à sua simplicidade e semelhança com a cirurgia laparoscópica convencional, CTAMI tem uma fácil curva de aprendizado. Embora atualmente ainda seja motivo de discussão o uso apropriado da excisão local, CTAMI é uma técnica que ainda provavelmente ainda crescerá muito–e há muito a ser aprendido.
Keywords : Neoplasia retal; Excisão local; CTAMI.