SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Mucinous adenocarcinoma arising from recurrent perianal fistula in patient with Crohn's disease: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 2237-9363On-line version ISSN 2317-6423

Abstract

PERAZZOLI, Camila et al. Tratamento das doenças colorretais agudas no paciente neutropênico febril. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2014, vol.34, n.3, pp.189-192. ISSN 2317-6423.  http://dx.doi.org/10.1016/j.jcol.2014.06.002.

Os pacientes com neoplasias hematológicas estão sujeitos a uma séria de complicações devido à imunossupressão. Infecção é umas das principais causas de morbidade e mortalidade nesse grupo de doenças. A neutropenia febril é uma complicação frequente da própria doença onco-hematológica ou da quimioterapia, e apresenta pior prognóstico se prolongada (duração acima de 7 dias) ou severa (contagem de neutrófilos inferior a 500 células por microlitro). Dentre os focos de infecção mais comuns destacamos a enterocolite neutropênica e a infecção perianal como complicações de maior interesse para o cirurgião colorretal. Apesar de grande parte dos casos apresentar boa resposta ao tratamento conservador, uma parcela de pacientes necessitará de cirurgia para completa recuperação.

Keywords : Neutropenia febril; Tiflite; Canal anal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )