SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Late diagnosis of Hirschsprung's disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Coloproctology (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 2237-9363On-line version ISSN 2317-6423

Abstract

MENDES, Carlos Ramon Silveira et al. Protectomia Endoscopica Transanal (TaETM): Uma nova abordagem para excisão total do mesoreto. J. Coloproctol. (Rio J.) [online]. 2015, vol.35, n.3, pp.182-186. ISSN 2237-9363.  http://dx.doi.org/10.1016/j.jcol.2015.06.003.

Introdução:

O câncer colorretal é um serio problema de saúde publica. Em 1982, Heald conseguiu reduzir a mortalidade com a padronização da excisão total do mesoreto. O uso da Microcirurgia endoscópica transanal surgiu para proporcionar ressecções de tumores de reto como método minimamente invasivo. Com a associação do TEO a ETM foi possível desenvolver uma nova abordagem para ETM.

Técnica cirúrgica:

O procedimento é iniciado pelo tempo perineal com o aparelho de TEO. Em seguida o sistema TEO é introduzido, com exposição da lesão por meio de uma incisão circunferencial a cerca de 2 a 4 cm da margem distal do tumor após a confecção de sutura em bolsa com fechamento do coto retal. Em seguida, faz-se dissecção pela porção posterior até a fáscia avascular pré-sacral, completando a dissecção circunferencial do mesorreto até atingir a reflexão peritoneal. Após essa etapa, faz-se laparoscópica com utilização de três trocateres, com mobilização do ângulo esplênico e ligadura da artéria mesentérica inferior, e também a confecção de uma ileostomia protetora. O espécime cirúrgico é retirado pela via transanal, e o procedimento tem continuidade com uma anastomose coloanal.

Keywords : Cirurgia minimamente invasiva; Cancer de reto; Microcirurgia endoscópica transanal; Protectomia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )