Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da vacinação contra a influenza na morbidade hospitalar por causas relacionadas à influenza em idosos no Brasil* * Artigo elaborado a partir da dissertação de mestrado profissional de Luciane Zappelini Daufenbach, defendida em 2008, junto ao Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia - ISC/UFBA, como parte da Rede de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

The impact of vaccination on influenza-related hospitalizations of the elderly in Brazil

OBJETIVO:

descrever a tendência temporal das hospitalizações por causas relacionadas à influenza e avaliar o impacto da vacinação na população idosa brasileira (≥60 anos de idade), no período de 1992 a 2006.

MÉTODOS:

estudo ecológico com dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS); foi realizada a análise da tendência dos coeficientes de morbidade hospitalar (CMH) por meio de modelos de regressão polinomial.

RESULTADOS:

constatou-se que no Brasil, o CMH por essas causas diminuiu em média 0,75/1000 idosos/ano (p<0,0001); foram observadas reduções dos CMH nos períodos de maio a agosto, após a introdução das campanhas de vacinação contra a influenza, na maioria das macrorregiões brasileiras; na região Norte, entretanto, o estudo aponta para ausência de redução dos CMH.

CONCLUSÃO:

há evidências de que a vacinação contra a influenza tenha contribuído na prevenção das hospitalizações pelas causas relacionadas à influenza no Brasil, com exceção da região Norte.

Influenza Humana; Vacinas contra Influenza; Hospitalização; Vacinação; Idoso


Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com