Acessibilidade / Reportar erro

Práticas alimentares associadas ao baixo risco cardiometabólico em mulheres obesas assistidas em ambulatórios de referência do Sistema Único de Saúde: estudo de caso-controle* * Manuscrito redigido com base em tese de Doutorado defendida por Maria Cecília Costa junto ao Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, em julho de 2009. O estudo foi financiado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Processo no 505671/2004-2. As autoras fazem parte do grupo de pesquisa de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do CNPq.

Dietary practices associated with low cardiometabolic risk in obese women attending Brazilian Public Health System outpatient referral services, Bahia, Brazil, 2006: a case-control study

OBJETIVO:

analisar associação entre práticas alimentares (PrA) com maior ação preventiva e baixo risco cardiometabólico (RCM) em mulheres obesas.

MÉTODOS:

estudo de caso-controle, com pareamento pela idade, com 306 mulheres obesas (66 casos), não hipertensas, normolipídicas e não diabéticas, realizado em ambulatórios do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Salvador, Bahia, Brasil, em 2006; foram obtidos dados antropométricos, laboratoriais, de pressão arterial e dieta habitual; definiu-se as PrA a partir de um índice (IPrA), baseado na pirâmide alimentar adaptada.

RESULTADOS:

baixo RCM esteve associado significativamente à dieta com maior ação preventiva em mulheres obesas com nível socioeconômico mais elevado, à frequência diária de consumo de frutas (≥3) e leguminosas (≥2) e ao não consumo de gordura saturada.

CONCLUSÃO:

sugere-se que o aumento da ingestão de frutas, hortaliças e leguminosas e a redução do consumo de gorduras poderia apresentar algum impacto nos fatores de risco cardiometabólico em mulheres obesas.

Hábitos Alimentares; Obesidade; Diabetes Mellitus; Doenças Cardiovasculares; Estudos de Casos e Controles


Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com