Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados a não adesão ao Papanicolau entre mulheres atendidas pela Estratégia Saúde da Família em Feira de Santana, Bahia, 2010* * Este estudo é parte da dissertação do Mestrado em Saúde Coletiva intitulada 'Adesão ao Papanicolau na Estratégia Saúde da Família', defendida junto à Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS - em maio de 2011. O estudo foi contemplado com o Auxílio de Financiamento Interno de Projeto de Pesquisa UEFS (Edital no 01/2009).

Non-adherence to pap smear and associated factors among women aided by the Family Health Strategy in Feira de Santana - Bahia, Brazil, 2010

OBJETIVO:

analisar fatores associados a não adesão ao Papanicolau em mulheres de 25 a 59 anos de idade atendidas pela Estratégia Saúde da Família em Feira de Santana, Bahia, Brasil, em 2010.

MÉTODOS:

foi realizado estudo transversal; a amostragem foi aleatória, por conglomerados, com 230 mulheres entrevistadas; foi desenvolvida análise descritiva por estrato de interesse, estimada prevalência de não adesão e as razões de prevalência.

RESULTADOS:

12,6% das mulheres entrevistadas não realizaram o Papanicolau nos últimos três anos ou nunca fizeram o exame; a não adesão ao Papanicolau foi significativamente superior entre mulheres que nunca frequentaram escola, com quatro ou mais filhos, história de quatro ou mais partos, que não usavam método contraceptivo e tinham conhecimento inadequado sobre o exame.

CONCLUSÃO:

houve elevada cobertura de realização do Papanicolau; entretanto, mulheres com fatores de risco para o desenvolvimento da neoplasia cérvico-uterina, como pouca escolaridade e multiparidade, apresentaram cobertura abaixo do esperado.

Esfregaço Vaginal; Prevenção Secundária; Saúde da Mulher; Saúde Pública


Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com