Acessibilidade / Reportar erro

Acesso à vacina contra a hepatite B entre parturientes que realizaram o pré-natal em Pelotas, Rio Grande do Sul* * Artigo derivado de dissertação de Mestrado em Saúde Pública Baseada em Evidências, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas por Maria Fernanda Silveira Espíndola, em 2014.

Access to hepatitis B vaccine by pregnant women attending antenatal care in Pelotas, Rio Grande do Sul State, Brazil

Acceso a la vacuna contra la hepatitis B entre parturientas que realizaron el prenatal en Pelotas, Rio Grande do Sul

OBJETIVO:

avaliar a falta de acesso à vacina contra a hepatite B, motivos e fatores associados, entre parturientes que realizaram pré-natal no município de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

MÉTODOS:

estudo transversal de base populacional, incluindo todas as parturientes internadas nas maternidades do município por ocasião do parto, em período de 30 dias, no ano de 2013.

RESULTADOS:

foram entrevistadas 352 parturientes; a falta de acesso à vacina foi de 23,1 (IC95%: 18,5-27,6) e o principal motivo foi não indicação pelo médico (70,1%); não foi encontrada associação entre falta de acesso e os fatores sociodemográficos estudados.

CONCLUSÕES:

o acesso à vacina contra a hepatite B entre parturientes foi limitado, principalmente devido a sua não recomendação por parte do médico; os resultados evidenciam a necessidade de estabelecer medidas e ações que proporcionem melhorias na atenção pré-natal, no que se refere às estratégias de vacinação contra o vírus da hepatite B.

Estudos Transversais; Hepatite B; Gestantes; Vacinação; Acesso


Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com