Acessibilidade / Reportar erro

Hábitos de exposição ao sol e uso de fotoproteção entre estudantes universitários de Teresina, Piauí* * Relato elaborado a partir da dissertação de Mestrado de Flávia Barreto Campello Walter Didier, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em março de 2012.

Habits of sun exposure and sunscreen use among university students from Teresina, Piauí State, Brazil

Hábitos de exposición al sol y uso de fotoprotección entre estudiantes universitarios de Teresina, Piauí, Brasil

OBJETIVO:

investigar hábitos de exposição solar e de fotoproteção entre estudantes universitários de Teresina-PI, Brasil.

MÉTODO:

estudo transversal, com amostra representativa; foram investigadas associações entre características demográficas e hábitos de exposição ao sol e de fotoproteção.

RESULTADOS:

dos 398 universitários entrevistados, 54,8% informaram expor-se ao sol menos de 2 horas diariamente; a maioria (66,8%) preferia horários de menor intensidade de radiação; 45,2% dos entrevistados referiram uso de filtro solar em seu dia-a-dia, e 82,4%, em exposição voluntária ao sol; o uso de camisetas foi outro recurso de fotoproteção referido (44,2%) e 29,9% dos acadêmicos receberam alguma orientação profissional sobre fotoproteção; as mulheres referiram mais frequentemente do que os homens o uso de fotoprotetores diariamente e em situação de exposição voluntária (p<0,001).

CONCLUSÃO:

a maioria dos universitários referiu preferir horários de baixa intensidade de radiação, fazer uso de filtro solar e de outras medidas de fotoproteção em exposição voluntária ao sol.

Radiação Solar; Protetores Solares; Hábitos; Comportamentos Saudáveis; Estudos Transversais


Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com