Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da qualidade dos dados, valor preditivo positivo, oportunidade e representatividade do sistema de vigilância epidemiológica da dengue no Brasil, 2005 a 2009* * Este artigo apresenta os resultados da dissertação de Mestrado de Jakeline Ribeiro Barbosa, apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás em 2011, com apoio financeiro da Capes por intermédio de seu Programa de Demanda Social.

Evaluation of the Dengue Epidemiological Surveillance System data quality, positive predictive value, timeliness and representativeness, Brazil, 2005-2009

Evaluación de calidad de datos, valor predictivo positivo, oportunidad y representatividad del sistema de vigilancia epidemiológica del dengue en Brasil, 2005 a 2009

OBJETIVO:

avaliar a qualidade dos dados, o valor preditivo positivo (VPP), a oportunidade e a representatividade do sistema de vigilância epidemiológica da dengue no Brasil entre 2005 e 2009.

MÉTODOS:

estudo de avaliação, com análise dos dados de dengue do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) conforme atributos selecionados da metodologia do Centers for Disease Control and Prevention (Atlanta/GA, Estados Unidos da América).

RESULTADOS:

houve melhora na qualidade dos dados quanto a sua consistência; o VPP dos casos de dengue variou de 34 a 65%; o sistema apresentou uma mediana de oportunidade para notificação dos casos de 3 dias e revelou-se representativo, permitindo conhecer a situação da doença no país.

CONCLUSÃO:

o sistema de vigilância da dengue no Brasil mostrou-se consistente, com valor preditivo positivo expressivo, oportuno para notificação de casos e representativo, capaz de detectar tendência de mudança no perfil epidemiológico da doença.

Dengue; Vigilância Epidemiológica; Sistemas de Informação


Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com