Resumo
OBJETIVO:
caracterizar os materiais educativos impressos sobre esquistossomose produzidos no Brasil, nos níveis federal, estadual e municipal.
MÉTODOS:
os materiais foram caracterizados considerando-se as categorias 'formato', 'parasito e hospedeiro intermediário', 'hospedeiro definitivo' (doente) e 'doença'.
RESULTADOS:
dos 60 materiais avaliados, três não traziam informação sobre as atividades de risco e 41 indicavam mais de um nome popular para a doença, possibilitando maior alcance do público-alvo nas diversas áreas endêmicas; em 53 materiais, o ciclo biológico estava ausente ou incorreto; o molusco, hospedeiro intermediário, estava retratado incorretamente, com imagens estereotipadas em 39 materiais, e ausente em um; o diagnóstico foi mencionado em 36 materiais.
CONCLUSÃO:
os materiais educativos impressos avaliados mostraram incorreções que podem comprometer o trabalho de educação em saúde; ademais, o diagnóstico da esquistossomose foi pouco abordado.
Palavras-chave:
Esquistossomose; Educação em Saúde; Disseminação de Informação; Prospecto para Educação de Pacientes