SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Avaliação de estratégia de organização de serviços de saúde para prevenção e controle da leishmaniose visceralPainel de Monitoramento Municipal: bases para a construção de um instrumento de gestão dos serviços de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

MASSARA, Cristiano Lara et al. Caracterização de materiais educativos impressos sobre esquistossomose, utilizados para educação em saúde em áreas endêmicas no Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.3, pp.575-584. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742016000300013.

OBJETIVO:

caracterizar os materiais educativos impressos sobre esquistossomose produzidos no Brasil, nos níveis federal, estadual e municipal.

MÉTODOS:

os materiais foram caracterizados considerando-se as categorias 'formato', 'parasito e hospedeiro intermediário', 'hospedeiro definitivo' (doente) e 'doença'.

RESULTADOS:

dos 60 materiais avaliados, três não traziam informação sobre as atividades de risco e 41 indicavam mais de um nome popular para a doença, possibilitando maior alcance do público-alvo nas diversas áreas endêmicas; em 53 materiais, o ciclo biológico estava ausente ou incorreto; o molusco, hospedeiro intermediário, estava retratado incorretamente, com imagens estereotipadas em 39 materiais, e ausente em um; o diagnóstico foi mencionado em 36 materiais.

CONCLUSÃO:

os materiais educativos impressos avaliados mostraram incorreções que podem comprometer o trabalho de educação em saúde; ademais, o diagnóstico da esquistossomose foi pouco abordado.

Palavras-chave : Esquistossomose; Educação em Saúde; Disseminação de Informação; Prospecto para Educação de Pacientes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )