Acessibilidade / Reportar erro

Estratificação de municípios brasileiros para avaliação de desempenho em saúde

Municipalities Stratification for Health Performance Evaluation

Estratificación de municipios brasileros para evaluar su desempeño en salud

Resumo

OBJETIVO:

propor e apresentar aplicação de estratificação dos municípios brasileiros em grupos homogêneos para estudos de avaliação de desempenho da gestão em saúde.

MÉTODOS:

estudo metodológico com classificação dos municípios segundo as condições que influenciam a gestão em saúde e porte populacional; dados referentes ao ano de 2010 foram compilados de bases demográficas e de saúde; testes de correlação e análise fatorial foram utilizados.

RESULTADOS:

identificaram-se sete estratos - Grande porte; Médio porte com influentes favoráveis, regulares ou desfavoráveis; e Pequeno porte com influentes favoráveis, regulares ou desfavoráveis -; houve concentração de municípios com influentes favoráveis nas faixas de melhor poder aquisitivo e de financiamento, e concentração de municípios com influentes desfavoráveis nas regiões Norte e Nordeste.

CONCLUSÃO:

a classificação proposta agrupou municípios semelhantes quanto aos fatores influentes da gestão em saúde, permitindo a identificação de grupos comparáveis de municípios e configurando uma alternativa consistente para estudos de avaliação de desempenho.

Palavras-chave:
Avaliação em Saúde; Gestão em Saúde; Pesquisa; Metodologia

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com