Acessibilidade / Reportar erro

Preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança nos serviços de saúde em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil* * Este artigo originou-se da dissertação de Mestrado Profissional de Leonardo de Paula Amorim intitulada ‘Preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança e fatores associados: estudo transversal em um município de grande porte populacional’, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia em Saúde Pública da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais em 2015. Agência financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (APQ-03442-12).

Llenado del Libro de Salud del Niño en los servicios de salud en Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Resumo

Objetivo:

descrever o preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança (CSC) nos serviços de saúde.

MÉTODOS:

estudo descritivo, desenvolvido em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil; realizou-se entrevista com os pais/responsáveis de crianças de 3 a 5 anos de idade e observaram-se 21 itens essenciais ao acompanhamento infantil na CSC, no Dia de Multivacinação de 2014; considerou-se separadamente os campos a serem preenchidos nas maternidades e na Atenção Primária à Saúde (APS) e outros serviços.

Resultados:

foram incluídas 367 crianças (96,1%); 44,5% das CSC apresentaram ≥60% dos itens preenchidos; dos itens a serem registrados nas maternidades, o peso ao nascer apresentou maior proporção de preenchimento (64,5%); daqueles a serem registrados na APS e outros serviços, os campos das vacinas foram os mais preenchidos (94,0%); houve maior preenchimento na maternidade do que na APS e outros serviços (p<0,001).

Conclusão:

observou-se baixa proporção de preenchimento, especialmente na APS e outros serviços.

Palavras-chave:
Saúde da Criança; Atenção Primária à Saúde; Maternidades; Registros de Saúde Pessoal; Crescimento e Desenvolvimento.

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com