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Mortalidade de pedestres em acidentes de trânsito no Brasil: análise de tendência temporal, 1996-2015* * Article based on the Master’s Degree thesis by Camila Mariano Fernandes, entitled ‘Pedestrian mortality in Brazil: time trend analysis, 1996-2015’, defended at the Postgraduate Program in Public Health, Universidade Federal de Santa Catarina, in August 2017.

Mortalidad de peatones en accidentes de tránsito en Brasil: análisis de tendencia temporal, 1996-2015

Resumo

Objetivo:

analisar a tendência do coeficiente de mortalidade dos acidentes de trânsito envolvendo pedestres, por sexo, faixa etária e macrorregião no Brasil, entre 1996 e 2015.

Métodos:

estudo ecológico de série temporal, com dados de mortalidade do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde; utilizaram-se regressões generalizadas lineares de Prais-Winstein para o cálculo da variação percentual anual.

Resultados:

óbitos de pedestres corresponderam a 26,5% das mortes por acidentes de trânsito; a mortalidade entre pedestres diminuiu 63,2% no país, com variação do coeficiente padronizado, de 8,9 para 3,3 para cada 100 mil habitantes, ressaltando-se que as regiões Norte e Nordeste apresentaram uma diminuição mais lenta em relação à média nacional; os atropelamentos são significativamente maiores entre homens e idosos.

Conclusão:

apesar de a mortalidade entre pedestres estar diminuindo em todas as regiões, os números atuais ainda representam uma grande parcela da mortalidade no trânsito.

Palavras-chave:
Acidentes de Trânsito; Pedestres; Mortalidade; Estudos de Séries Temporais

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