Acessibilidade / Reportar erro

Organização dos serviços de saúde para o diagnóstico e tratamento dos casos de tuberculose em Manaus, Amazonas, 2014* * Artigo derivado de dissertação de mestrado intitulada ‘Acompanhamento dos casos novos de tuberculose: perfil clínico-epidemiológico e organização do serviço de saúde’, defendida por Daniel Souza Sacramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Endemias, da Universidade Federal do Amazonas, e Instituto Leônidas e Maria Deane/Fundação Instituto Oswaldo Cruz, no ano de 2015.

Organización de los servicios de salud hacia el diagnóstico y tratamiento de los casos de tuberculosis en Manaus, Amazonas, Brasil, 2014

Resumo

Objetivo:

descrever a organização dos serviços de saúde para diagnóstico e tratamento dos casos de tuberculose na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.

Métodos:

estudo descritivo de 156 casos novos de tuberculose diagnosticados e residentes em Manaus, em 2014, caracterizados quanto aos aspectos socioeconômicos, demográficos, processo saúde-doença, relação com os serviços de saúde e resultado do tratamento, mediante aplicação de questionários individuais no 1o e no 6o mês de tratamento.

Resultados:

cerca de 70% dos casos foram diagnosticados no centro de referência para tuberculose; a maioria deles desconhecia existir agente comunitário de saúde em seu bairro; quanto ao acompanhamento de tratamento, 55,3% necessitam ingressar em filas para marcação de consultas; somente 67,3% dos casos foram acompanhados pelo mesmo profissional durante todo o tratamento.

Conclusão:

os achados indicam presença de barreiras no diagnóstico e tratamento dos casos, tanto no centro de referência como nas unidades de atenção primária à saúde.

Palavras-chave:
Tuberculose; Serviços de Saúde; Serviços de Diagnóstico; Tempo para o Tratamento

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com