Acessibilidade / Reportar erro

Tendência do beber episódico excessivo nas capitais brasileiras e no Distrito Federal, 2006-2018: um estudo ecológico de séries temporais * * O estudo recebeu apoio financeiro na forma de Bolsa de Produtividade, concedida a Zila van der Meer Sanchez pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC): Processo n o 308209/2018-4. As opiniões expressas no artigo são as das autoras somente e não refletem a política ou posição da Organização Panamericana da Saúde.

Tendencia del consumo episódico excesivo de alcohol en las capitales brasileñas y el Distrito Federal, 2006-2018: un estudio ecológico de series temporales

Resumo

Objetivo

Avaliar as tendências do beber episódico excessivo nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, geral e por sexo.

Métodos

Estudo ecológico de séries temporais do padrão de beber episódico excessivo entre adultos, entre os anos de 2006 a 2018. Os dados foram obtidos da série histórica do Vigitel. Empregou-se regressão de Prais-Winsten.

Resultados

No período estudado, observou-se tendência estacionária de beber episódico excessivo em 23 das 27 capitais brasileiras; na capital Macapá, observou-se diminuição dessa prática; e nas capitais São Paulo e Florianópolis, assim como no Distrito Federal, tendência crescente nesse consumo. Há importantes diferenças no beber episódico excessivo por sexo, com tendência de aumento entre mulheres em sete capitais.

Conclusão

Não houve redução do beber episódico excessivo na maioria das capitais, evidenciando a urgência da implantação de intervenções visando reduzir o consumo de álcool na população brasileira.

Binge Drinking; Bebidas Alcoólicas; Brasil; Fatores de Risco; Inquérito Telefônico; Estudos de Séries Temporais

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com