Acessibilidade / Reportar erro

Diagnóstico da rede de atendimento laboratorial de hanseníase no Departamento Regional de Saúde XV, São José do Rio Preto, São Paulo* * Estudo financiado com recursos da Fundação Paulista Contra Hanseníase (FPCH): Processo nº 602170/70.

Diagnóstico de la red de atención de laboratorio de lepra en el Departamento Regional de Salud XV, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Resumo

Objetivo:

Apresentar o diagnóstico situacional da rede laboratorial para hanseníase na região de São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Métodos:

Pesquisa de avaliação com desenho descritivo. Os dados foram coletados por meio de formulário online preenchido pelos responsáveis pelo programa de hanseníase, em 2018.

Resultados:

Todos os 102 municípios que compõem a região enviaram os dados solicitados, 84 (82,4%) solicitavam a baciloscopia; e destes, 68 receberam capacitação. Do total, 11,7% enviavam baciloscopia para outros laboratórios sem respeitar a rede de referência. Apenas 59 (57,8%) solicitavam a biópsia, e destes, 47 tinham médico responsável pela coleta e 31 não respeitavam a rede de referência para encaminhamento das biópsias. Foram descritos, como aspectos que dificultavam o diagnóstico dos casos de hanseníase na região, a falta de sala adequada, poucos profissionais capacitados, ausência de material para transporte e de requisição de exames impressa.

Conclusão:

A rede laboratorial se encontra fragilizada, necessitando reestruturação.

Palavras-chave:
Hanseníase; Serviços Laboratoriais de Saúde Pública; Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Saúde Pública; Gestão em Saúde

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com