Acessibilidade / Reportar erro

Integração do agente de combate às endemias na Estratégia Saúde da Família, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 2017*

Integración del agente de combate a las endemias en la Estrategia Salud Familiar, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, 2017

Resumo

Objetivo

Descrever o processo de integração do agente de combate às endemias (ACE) na Estratégia Saúde da Família (ESF).

Métodos

Estudo transversal descritivo. Os dados foram coletados por questionário semiestruturado autoaplicável, de fevereiro a maio de 2017, em quatro unidades de Saúde da Família na região urbana de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Resultados

Participaram 57 agentes comunitários de saúde (ACS) e 8 ACEs. Todos os participantes informaram realizar orientações ao morador e 58 realizavam controle mecânico durante a vistoria de imóveis, visando evitar e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Quanto à integração dos ACEs na ESF, 18 participantes destacaram o trabalho em equipe como aspecto positivo, enquanto 15 referiram falta de autonomia para intervenções legais como aspecto negativo.

Conclusão

A integração do ACE na ESF é viável; contudo, ajustes devem ser realizados para potencializar as atividades, na perspectiva do trabalho compartilhado em uma mesma base territorial.

Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Dengue; Aedes; Controle de Vetores

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com