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Os livros didáticos da perspectiva da sociologia do conhecimento: uma proposição teórico-metodológica

Textbooks according to the sociology of knowledge: a theoretical-methodological approach

Los libros didácticos desde la perspectiva de la sociologia del conocimiento:una proposición teórico-metodológica

Resumo: Este artigo propõe uma abordagem dos livros didáticos inspirando-se nos pressupostos da sociologia configuracional e nas questões da sociologia do conhecimento. A abordagem se aplica a pesquisas sobre disciplinas escolares que tomam como unidade empírica um conjunto limitado de livros. Primeiro, apresentamos a definição das operações necessárias à constituição de um campo de conhecimento - identificáveis nos livros didáticos - que denominamos de sistematização, institucionalização e rotinização. Em seguida, identificamos níveis de análise para delinear a configuração da qual os livros são produtos e produtores: articulação entre agências e agentes produtores e consumidores dos livros; processos de formalização de conteúdo; dinâmicas de estabilização e significação do conhecimento. Esperamos, ao final, confirmar o valor heurístico dos livros didáticos para compreender aspectos decisivos da vida intelectual de uma sociedade.

Palavras-chave:
livros didáticos; sociologia do conhecimento; conhecimentos escolares; configurações sociais


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