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Análise dos efeitos do ruído aeronáutico em zonas residenciais circunvizinhas ao Aeroporto Internacional de Brasília

Analysis of the effects of aircraft noise in residential areas surrounding the Brasilia International Airport

Esse trabalho teve por objetivo analisar a percepção de incômodo causado pelo ruído aeronáutico em zonas residenciais circunvizinhas ao Aeroporto Internacional de Brasília (SBBR). O estudo foi dividido em duas partes. Na primeira, foram realizadas medições acústicas em três áreas e o nível de ruído determinado pelos parâmetros: Leq, Lmax, Lmin, RF, SEL e IPR. Na segunda parte, aplicou-se, um questionário adaptado do projeto Eurocontrol (European Organisation for the Safety of Air Navigation). Os resultados das medidas de campo indicam regiões com qualidade acústica comprometida e com potencial de incômodo, principalmente no período noturno. Da análise dos questionários obteve-se que os pesquisados do sexo feminino mostraram-se mais incomodados com o ruído de automóveis e aviões e percebem de forma mais vigorosa o barulho do tráfego rodoviário e aéreo. Também constatou-se insatisfação quanto às interferências provocadas pelo barulho das aeronaves na realização de atividades cotidianas e indicaram como reações associadas ao ruído dores de cabeça, distúrbios no sono, estresse e dificuldade de concentração. Destaca-se que na região com menor ruído ambiente os respondentes são mais sensíveis ao barulho dos aviões e os valores dos parâmetros acústicos medidos justificam as reações negativas dos respondentes ao ruído aeroviário. Além disso, verificou-se uma relação direta entre a percepção de incômodo e desconforto com os níveis de pressão sonora medidos.

poluição sonora; ruído aeronáutico; zonas urbanas


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